Acesso à coleta, transporte e tratamento de esgoto são alguns dos benefícios que as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário trarão para Buritis. A companhia Copasa, responsável pela obra, tem como foco assegurar o saneamento básico em todo o município, proporcionando à população benefícios sociais, ambientais e econômicos, além da melhoria das condições de saúde.
Com um investimento de R$16 milhões, o empreendimento contempla a implantação de 37.254 metros de redes coletoras de esgoto, a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e a instalação de 1,8 mil metros de linha de recalque, com o intuito de atender aproximadamente 5 mil moradores por meio de 1.464 ligações prediais. A execução dos trabalhos gerou 27 empregos diretos. Estima-se que as obras sejam concluídas até março de 2025, com a expectativa de que 95% do município seja beneficiado com esgoto coletado e tratado.
Além dos benefícios mencionados, as novas obras possibilitarão ao município receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ecológico, incentivando a criação de mais áreas de preservação ambiental ou a melhoria das condições dos espaços existentes, visando melhorar a qualidade de vida da população local e prevenir a propagação de doenças de veiculação hídrica. A melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) promoverá mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, incluindo a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e região.
O gerente regional da Copasa em Buritis, Edson Marinho, destaca que as intervenções aumentarão a disponibilidade das redes coletoras, visando aprimorar a eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município, permitindo a coleta, transporte e tratamento dos efluentes.
"Este é o compromisso da Copasa com a população de Buritis para alcançar a universalização dos serviços de saneamento, proporcionando melhores condições de saúde, aumento na qualidade de vida e desenvolvimento urbano", ressaltou Edson.