Foi formalizada, na última segunda-feira (11), a adesão do município de Cocalzinho de Goiás ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), por meio da publicação, no Diário Oficial da União (DOU), da Resolução nº 2 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de 08 de março de 2024.
Cocalzinho é o quarto município do Estado de Goiás a ser integrado ao SISAN, que já incluía também Minaçu, desde 2013, Aparecida de Goiânia, desde 2014, e Jussara, desde 2016. O procedimento de adesão foi organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONESAN-GO), a partir de solicitação enviada pela prefeitura municipal de Cocalzinho.
O SISAN é um sistema de gestão de políticas públicas que envolve diferentes setores e áreas, promovendo a colaboração e a coordenação entre o governo federal, estadual e municipal para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os principais objetivos do sistema incluem formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação, e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.
A Gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da SEAPA, Cristhian Lorraine Pires Araújo, explica que o SISAN traz vantagens como o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que promove a garantia da alimentação e o combate à fome e à pobreza por meio do incentivo à agricultura familiar em Goiás.