Na última quinta-feira (09), a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Área de Meio Ambiente e Consumidor, promoveu a 3ª Reunião Temática Regional em Goianésia. O evento teve como objetivo aproximar promotores de Justiça da Regional Norte para construir uma atuação estratégica regionalizada e debater a realidade local, sendo realizado em formato híbrido, tanto presencial quanto on-line.
O encontro foi recepcionado pelo subprocurador-geral Marcelo André de Azevedo, que participou remotamente, e pela coordenadora das Promotorias de Justiça de Goianésia, Márcia Peres, anfitriã da atividade. A coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor, Daniela Haun de Araújo Serafim, conduziu os trabalhos em Goianésia e estruturou o encontro em três pontos principais: apresentação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA); apresentação do plano de ação do GAEMA para fomento de políticas públicas e atuação unificada e apresentação da metodologia calculadora “Valora”, para cálculo de danos ambientais.
Durante a reunião, a promotora de Justiça Suelena Carneiro Jayme, integrante do GAEMA, destacou a importância da atuação conjunta na proteção do meio ambiente, habitação, urbanismo e patrimônio histórico e cultural nas áreas de abrangência das respectivas regiões. O promotor Juliano de Barros Araújo ressaltou a necessidade de uma atuação em políticas públicas de forma regional, buscando um procedimento padrão.
Além disso, os analistas ambientais da Coordenação de Apoio Técnico-Pericial (CATEP) do Ministério Público, Ricardo Coutinho e Juber Henrique Amaral, apresentaram a nova versão da calculadora “Valora”, uma ferramenta para cálculo de danos ambientais. Durante a exposição, foram esclarecidos diversos questionamentos sobre a metodologia, indicando possíveis parcerias futuras com órgãos de fiscalização ambiental para facilitar a atuação na área ambiental.
A reunião contou com a participação de diversos promotores de Justiça da região norte, demonstrando o engajamento e interesse na construção de uma atuação conjunta e estratégica na defesa do meio ambiente e dos direitos do consumidor. Esses encontros regionais têm se mostrado fundamentais para promover a troca de experiências e o aprimoramento das iniciativas do MPGO na área ambiental e do consumidor.