Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma
Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que há presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma.
De acordo com o levantamento, se os pães fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%: Visconti (teor alcoólico de 3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%), e Panco (0,51%).
Algumas marcas de pães também poderiam não passar no teste do bafômetro, dependendo da quantidade ingerida pelo consumidor. Considerando os índices do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), a quantidade segura de álcool no organismo (circulando no sangue) seria abaixo de 3,3 gramas (g) de álcool. Conforme a pesquisa, duas fatias do pão de forma da marca Visconti teriam o equivalente a 1,69 g de álcool; da Bauducco, a 0,59 g; e da Wickbold 5 Zeros, a 0,45 g.
De acordo com o levantamento, a contaminação dos pães com o álcool pode ocorrer no momento de a indústria acrescentar conservantes nos produtos.
Em nota, a Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, disse que que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento.
Puberdade Precoce
Foi apresentado na Alego o projeto de lei nº 14384/24, apresentou proposta que institui o 1º de outubro como o Dia Estadual da Conscientização sobre a Puberdade Precoce, no Estado de Goiás. A ação promoverá a conscientização sobre o assunto, incluindo a promoção de atividades educativas e informativas para melhorar o entendimento e o suporte às pessoas que enfrentam a condição.
Aluno Presente
De acordo com o mais recente Censo Escolar da Educação Básica, o ensino médio é a etapa em que mais ocorre evasão escolar. Para combater esse cenário na rede pública goiana, sugere instituir a Política Estadual Aluno Presente. A proposta tramita na Alego sob o nº 14915/24. Para fins da política, considera-se evasão escolar como a situação em que o estudante deixa de realizar a matrícula.
Cidadania Goiana
Foi sancionada a Lei Estadual nº 22.824, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel, que concede o Título de Cidadania Goiana à piauiense Irene de Miranda Macedo Pavan. A iniciativa justifica-se, segundo o legislador, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. Irene Pavan, natural de Teresina (PI), nasceu em 28 de agosto de 1948 e aos 15 anos veio para Goiânia.
Mobilidade e Infraestrutura
O deputado estadual Wilde Cambão esteve reunido nesta quinta-feira (11), na GOINFRA, com o diretor de Obras Rodoviárias, Jardel Magalhães Caldas. As autoridades trataram de assuntos que envolvem a GO-309, de Cristalina; a GO-425 (entre Luziânia e Novo Gama) e a BR-060, que vai até Santo Antônio do Descoberto, na famosa Barraca da Serra. Além disso, também falaram sobre o BRT, entre Santa Maria e Luziânia, que será um grande avanço para a mobilidade urbana do Entorno Sul