Economia goiana é a segunda que mais cresce no país em 12 meses
A economia goiana foi a segunda do país que mais cresceu nos últimos 12 meses, até o mês de junho, com crescimento acumulado de 5,4%. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 1,6%.
Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Banco Central.
Conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), na variação acumulada no ano, o crescimento da economia goiana foi de 2,7% contra 1,6% da média nacional. Na variação interanual, na comparação entre junho de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 2,3%.
Goiás também registrou, no primeiro semestre de 2024, o maior volume de produção para um primeiro semestre de toda a série histórica.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os dados evidenciam o crescimento contínuo da economia goiana.
“Goiás segue se destacando entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. Os bons resultados são fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico”, afirma.
Turismo aquático
Foi apresentado na Alego um projeto que propõe a criação da Política Estadual de Incentivo ao Turismo Aquático em Goiás, visando promover e fortalecer o setor. A iniciativa busca valorizar áreas aquáticas, desenvolver infraestrutura turística, preservar o meio ambiente, capacitar profissionais e garantir acessibilidade, com foco em sustentabilidade e inclusão no turismo aquático.
Homenagens
Segue em trâmite na Alego um projeto de lei que institui a Medalha Sílvio Santos, destinada a homenagear profissionais de comunicação em Goiás. Cada parlamentar poderá indicar dez homenageados, e os nomes serão registrados em um livro mantido pela Assembleia. Os agraciados receberão uma medalha e um certificado, destacando a importância dos profissionais de jornalismo e entretenimento no estado.
Conscientização
O projeto de lei nº 17542/24, também em trâmite, propõe a criação da Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar em Goiás, a ser realizada anualmente na última semana de setembro. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos, promover práticas sustentáveis e incentivar a doação de excedentes, por meio de campanhas, palestras e parcerias.
Mobilidade
A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, reuniu-se nesta semana com Pedro Sales, Secretário de Infraestrutura de Goiás e presidente da Goinfra. Durante o encontro, foram discutidos os avanços dos projetos de mobilidade para a região do Entorno. Fleury expressou, em suas redes sociais, profunda gratidão ao secretário pela presteza e transparência, destacando a relevância dessa parceria para o desenvolvimento sustentável de todo o Estado e principalmente para a região do Entorno.