A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) realizou na última sexta-feira (23), a aula inaugural do 3º Curso de Patrulhamento Rural. A capacitação tem como objetivo habilitar os agentes militares atuarem no combate a crimes ambientais e policiamento ostensivo e preventivo nos rios e lagos do estado. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Fundação Tiradentes, contou também com a palestra do Coronel Alexandre Saliba, que falou sobre o ‘Case de Sucesso da Segurança Pública em Goiás: Batalhão Rural’.
De acordo com a PMGO, 68 policiais militares do estado de Goiás participarão da 3ª edição do curso de Patrulhamento Rural. O curso terá duração seis semanas, sendo 300 horas/aula, e será ministrado na sede do batalhão rural, neste curso serão ministradas 25 disciplinas, diretamente intrínseca à atividade da unidade. Desse modo, durante qualificação os agentes irão se especializar em curso especial para tripulações de embarcações de estado no serviço público – ETSP, que será ministrado pela Marinha Do Brasil e o adestramento de operações ribeirinhas, ministrada pelos Fuzileiros Navais – Marinha Do Brasil.
No mesmo sentido, o Batalhão De Operações Especiais da PMGO irá ministrar instruções como conduta de patrulha em ambiente rural e matas, rastreamento e aproximação de ponto crítico. O Corpo De Bombeiros Militar De Goiás (CBMGO) irá ministrar disciplinas como o pré-atendimento e socorro de vítimas em ambiente aquático. Além de instituições militares, o corpo docente ainda contará com aulas ministradas pelo CETAS – Centro De Triagem De Animais Silvestres (IBAMA), sobre as ocorrências envolvendo transporte e manejo de fauna silvestre. Vale destacar também que, disciplinas específicas do Policial Militar também farão parte da grade curricular, como o tiro embarcado em ambiente alagado.
Estiveram presente no evento o Diretor Presidente da Fundação Tiradentes, Coronel Ricardo Alves Mendes, o Comandante de Policiamento Rodoviário, Coronel Marco Aurélio Godinho, o Comandante de Operações de Cerrado, Coronel Leonardo Rezende, o Assistente Policial Militar no Tribunal de Contas do Estado (TCE), Coronel André Luiz de Carvalho, o Comandante de Missões Especiais, Coronel Alexandre Saliba Sales, o diretor administrativo da Fundação Tiradentes, Coronel Veterano Carlos Antônio Borges e demais autoridades civis e militares.