Na tribuna, Cristóvão Tormin defende projetos de lei em prol do Entorno do DF
Primeiro a discursar no Pequeno Expediente desta quinta-feira (29), o deputado estadual Cristóvão Tormin (PRD) subiu à tribuna para defender dois projetos de lei apresentados por ele pouco antes. As matérias sugerem expandir a área de irrigação da bacia hidrográfica do rio São Marcos e criar um banco de sangue no Hospital Estadual de Luziânia.
A ampliação referente à bacia hidrográfica visa a atender à região do Vale do Pamplona, em especial ao município de Cristalina. O deputado reforçou que o território em questão é responsável por produzir culturas, como milho, soja, alho e batata. Tormin aproveitou para parabenizar o governador Ronaldo Caiado pelos investimentos feitos na infraestrutura do vale.
Já o outro texto tem como objetivo garantir o bom funcionamento da unidade de saúde em Luziânia. O legislador explicou que, atualmente, é necessário importar bolsas de sangue de Goiânia. Antes de encerrar a fala, Tormin reforçou o compromisso com o Entorno do Distrito Federal. “É uma região que precisa ser olhada diferenciadamente. Tem povo ordeiro e trabalhador”.
Sustentabilidade
Foi apresentado na Alego o projeto de lei nº 17943/24, que cria o Selo de Certificação de Mineração Sustentável para empresas do setor mineral. O selo será concedido a empresas que cumprirem critérios de proteção ambiental, responsabilidade social e eficiência econômica. Entre os critérios estão manejo de rejeitos, recuperação de áreas degradadas, controle de poluição e outros.
Inclusão
Foi proposto na Alego através do projeto de lei nº 18403/24, a criação do Dia Estadual do Surdo, a ser celebrado em 12 de julho e incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. Em trâmite, a matéria visa conscientizar a sociedade sobre os desafios da comunidade surda e promover inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência auditiva.
Telemedicina
O projeto de lei da deputada Bia de Lima propõe a implementação da telemedicina na avaliação de doadores de órgãos e tecidos para transplante em Goiás. A medida visa otimizar o processo e reduzir o tempo de espera, utilizando tecnologias de informação para realizar avaliações remotas. Assegura-se a proteção dos dados pessoais conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Justiça e Proteção
A deputada federal Lêda Borges participou como palestrante do “Seminário Justiça e Proteção para Todas - Agosto Lilás” nesta quinta-feira (29). Durante o evento, entregou à Drª Sâmia e à Drª Eufrásia o Relatório de Atividades da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal, referente à sua gestão como presidente. Em suas redes sociais, Lêda agradeceu o convite e reafirmou seu compromisso com a causa.