SEDUC promove Oficina para Sistematização das Políticas Públicas Educacionais de Goiás
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/GO) promoveu esta semana a 1ª Oficina para Sistematização das Políticas Públicas Educacionais de Goiás, com o objetivo de identificar e documentar as melhores práticas e estratégias realizadas entre 2019 e 2024 que transformaram a educação de Goiás em referência para o país.
O evento, realizado no miniauditório da Secretaria de Educação de Goiás, foi conduzido pelo educador Rafael Parente, ex-secretário de Educação do Governo do Distrito Federal e presidente do Instituto Salto.
Patrícia Morais Coutinho, diretora de Política Educacional da SEDUC/GO, explica que a sistematização das políticas públicas é fundamental para apoiar as ações da própria Secretaria e também das Coordenações Regionais de Educação e até mesmo de outros Estados. Patrícia também ressalta que vários outros encontros serão realizados ao longo de 2024 e 2025 como parte da programação da Oficina para Sistematização das Políticas Públicas Educacionais de Goiás.
Junho Verde
Foi sancionada a Lei Estadual nº 22.961, que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento da Escoliose em Crianças e Adolescentes, com foco na detecção precoce e tratamento imediato da doença. A lei, de autoria da deputada Vivian Naves, também cria o "Junho Verde" para conscientização sobre escoliose e determina a realização de campanhas e cursos de capacitação.
Incêndios criminosos
O projeto nº 18643/24, da Governadoria de Goiás, propõe instituir a Política Estadual de Combate aos Incêndios Criminosos e criar um tipo penal específico. O texto, que está em trâmite na Assembleia Legislativa, prevê diretrizes para reduzir incêndios em vegetação, incluindo medidas preventivas, identificação de infratores, capacitação de servidores e campanhas de conscientização.
Prevenção a Queimadas
Foi apresentado na Alego um projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção a Queimadas nos Períodos de Estiagem em Goiás, visando reduzir os riscos e impactos das queimadas durante a seca. A proposta abrange campanhas educativas, monitoramento e alerta precoce, protocolos de prevenção e resposta, além de incentivos a práticas agrícolas que minimizem os riscos.
Operação policial
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quarta-feira (04) a Operação Ypervoli, visando desmantelar uma organização criminosa acusada de fraudar licitações, desviar recursos públicos e lavar dinheiro em cidades do Entorno do DF. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, além de prisões. O prefeito de Cidade Ocidental foi afastado, e os suspeitos responderão por diversos crimes. A prefeitura declarou cooperação total com as investigações.