Quinta, 10 de Outubro de 2024
(62) 3706-9010
Educação EDUCAÇÃO

Projeto social em Arinos entrega biblioteca reformada e oferece oficinas gratuitas para alunos da rede pública

O projeto é realizado pelo Instituto Brasil Solidário, uma das mais reconhecidas ONGs da área de educação do Brasil, em parceria com a Newave Energia

06/09/2024 18h16
Por: Redação Fonte: Redação
Divulgação
Divulgação

Impacto no desenvolvimento integral dos alunos, estímulo à criatividade e à expressão, unindo capacitação da rede de ensino a uma estrutura que acolhe e proporciona todas as ferramentas para os educadores potencializarem as habilidades de seus alunos. Criando um ambiente de integração social e pedagógica entre escola e comunidade, o projeto realizado pelo Instituto Brasil Solidário, em parceria com a Newave Energia, chega a Arinos, levando formação, reformas estruturais e várias atividades com vagas gratuitas para alunos e educadores da região.

Por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, o projeto preparou uma programação intensa, envolvendo desde oficinas práticas de teatro, teatro de bonecos, oficinas criativas, fotografia, pintura e desenho até uma capacitação em mediação de leitura, incluindo a reforma da biblioteca, somada ao acervo de 1.000 livros já doados para o município, e um bosque literário com bancos, mesas e casinhas de livros para o fomento das atividades pedagógicas. Para as ações de educomunicação, a escola recebe ainda a doação de três máquinas fotográficas para a continuidade das atividades das oficinas.

As formações serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de setembro, das 08h às 17h, na Escola Municipal João Gontijo Ferreira, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação na mobilização e no fomento das atividades. No último dia da programação, acontecerão as apresentações de teatro, teatro de bonecos, oficinas criativas e fotografia promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, de forma gratuita, inclusiva e acessível para educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do Município.

As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário, financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, contam com a parceria de instituições e empresas privadas, como Bank of America, John Deere, Ipiranga, BTG Pactual, Newave Energia, Echoenergia, Grupo Equatorial, Palmeirinha Ação Social, Sotreq, Veirano Advogados, Instituto XP, Nubank, Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e Bayer, além de pessoas físicas.

Durante toda a programação, serão apresentadas muitas oportunidades de trabalhar a arte, a cultura e o incentivo à leitura de forma sustentável, utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade. As formações apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em 26 estados e mais de 400 municípios em todo o Brasil.

Doação de materiais e obras estruturais

Fortalecendo as práticas promovidas durante as oficinas, o projeto viabilizou reformas e obras estruturais na EM João Gontijo Ferreira, com novas salas, laboratórios e espaços literários que estarão abertos para as atividades com os alunos da rede municipal. Os espaços serão entregues na semana das oficinas, incluindo: Sala Multifuncional (Maker, Robótica e Informática); Laboratório de Ciências; Biblioteca e Bosque Literário.

Inscrições abertas - Formações ED de Arte e Cultura

Seguindo a proposta de construir pontes de valorização da arte, cultura e incentivo à leitura de forma integrada e interdisciplinar dentro da rede pública de ensino, o Instituto Brasil Solidário está com inscrições abertas para todo o estado de Minas Gerais, para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.

A proposta abre oportunidades para capacitações ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas, incluindo acesso a todo o conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com a participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Atualmente, os projetos do IBS já atendem os 26 estados do país, beneficiando mais de 1,5 milhão de alunos da rede pública.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias