Cerrado em Pé vai remunerar produtores que preservarem áreas nativas
Garantir incentivo econômico aos produtores rurais comprometidos com a preservação do meio ambiente. Com esse objetivo, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), lançou, nesta terça-feira (10), véspera do Dia Nacional do Cerrado, o edital do Cerrado em Pé — Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O programa prevê o pagamento anual de R$ 498 por hectare para o proprietário rural que se comprometer a preservar áreas de Cerrado além das parcelas obrigatórias por lei. Aquele que se comprometer a recuperar pelo menos uma nascente degradada por ano recebe valor ainda maior, de R$ 664 por hectare.
Os recursos vêm do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). O limite máximo a ser remunerado é de 100 hectares por propriedade.
Em setembro de 2023, o governador assinou, com representantes do setor produtivo, um pacto em que todos assumiam o compromisso de acabar com a supressão de vegetação feita à margem da lei até o fim da década.
Cultura
Foi apresentado e segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto 18410/24, que propõe incluir o Dia do Criador do Frango Caipira Índio Gigante no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. A iniciativa busca valorizar esses produtores, promover o desenvolvimento local e incentivar a troca de conhecimentos sobre a avicultura caipira.
Conscientização
O projeto de lei nº 3424/24, em trâmite na Alego, propõe a criação do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge em Goiás. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade sobre essa condição rara e promover diálogos entre profissionais de saúde, famílias e portadores, buscando fortalecer o apoio e desenvolver políticas públicas eficazes para o atendimento.
Incentivo à Leitura
A deputada Bia de Lima propôs o projeto de lei nº 18417/24, que cria a Política Estadual de Incentivo à Literatura Goiana. A iniciativa visa promover e valorizar a produção literária local, abrangendo todos os gêneros e apoiando escritores residentes ou naturais de Goiás. A política inclui ações para estimular a leitura, facilitar o acesso a obras goianas e incentivar novos autores.
Apoio retribuído
O deputado estadual André do Premium comunicou em suas redes sociais que tomou a decisão de tirar licença não remunerada da Assembleia Legislativa de Goiás para se dedicar integralmente à campanha de sua esposa, Jessica do Premium, candidata à prefeita de Santo Antônio do Descoberto. André destacou que, durante sua própria campanha, recebeu muito apoio de Jessica, e que agora sente-se honrado em retribuir, contribuindo de maneira significativa para a vitória dela neste momento decisivo.