O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, realizou a solenidade de Lançamento do Inventário de Bens Patrimoniais Móveis e Imóveis de 2024. O evento aconteceu na última segunda-feira (16) no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou com as presenças do Secretário da SEAD, Alan Tavares, de servidores que atuam nas unidades de gestão patrimonial de todos os órgãos, além de representantes do TCE e CGE.
O secretariado da SEAD, Alan Tavares, fez a abertura do evento e ressaltou que a correta gestão desse patrimônio é crucial para otimizar os gastos públicos. “Quando o Estado administra bem esse estoque, consegue dimensionar de forma mais eficaz o que realmente precisa”, afirma.
O último levantamento, realizado em 2023, revelou que o estado possui cerca de 2 milhões de bens móveis e 5.300 imóveis, avaliados em cerca de R$ 20 bilhões.
De acordo com Rogério Carneiro, subsecretário de Logística e Patrimônio, o inventário não se limita a uma simples listagem. “Ele envolve uma auditoria minuciosa em cada bem, onde equipes são designadas para visitar os locais, identificar os móveis e imóveis, verificar o estado de conservação e a regularidade da ocupação”, explica.
A importância desse inventário se estende além da gestão interna. Ele também traz maior transparência à administração pública, um ponto ressaltado por Sérvio Túlio Teixeira, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Desde 2019, quando o governo começou a realizar o inventário, a precisão das informações levantadas melhorou significativamente, facilitando a prestação de contas dos gestores. Em um cenário onde a lei federal de 1964 exige o levantamento anual dos bens do estado, a iniciativa do governo de Goiás se destaca como um modelo a ser seguido, garantindo que a gestão pública esteja alinhada com as necessidades e expectativas da sociedade”, afirma Sérvio.
Participaram do evento também o superintendente do Patrimônio Imobiliário, Frederico Coriolano, o superintendente Central de Logística e Patrimônio Mobiliário, Juarez Pereira e o Contador geral do estado e superintendente Central de Contabilidade da Secretaria da Economia de Goiás, Ricardo Borges e o Subcontrolador de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Luis Henrique Crispim.