Quinta, 10 de Outubro de 2024
(62) 3706-9010
Política BARRO ALTO

Após empate técnico em pesquisa, Álvaro pede que Justiça retire Robertinho da disputa

Coligação do atual prefeito protocola ação na Justiça pedindo, entre outras coisas, a inelegibilidade do candidato Robertinho Lucena

24/09/2024 16h13
Por: Redação Fonte: Redação
Divulgação
Divulgação

A coligação do prefeito Álvaro Machado (MDB) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a inelegibilidade de Robertinho Lucena (PP), seu principal adversário na disputa pela prefeitura de Barro Alto. O pedido foi feito após uma pesquisa recente indicar um empate técnico entre os dois candidatos, o que foi visto como uma "manobra jurídica" para retirar Robertinho do pleito, segundo aliados.

 

Realizado pelo Instituto Lupa Pesquisas, o levantamento revelou que Álvaro Machado, que antes liderava com folga, viu sua vantagem ser drasticamente reduzida. O prefeito agora aparece com 45,28% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto Robertinho Lucena saltou para 41,24%. Com a margem de erro de cinco pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados a duas semanas do pleito.

 

Em resposta ao avanço de Robertinho, a coligação de Álvaro entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), pedindo que a Justiça Eleitoral declare a inelegibilidade de Robertinho. A ação acusa Robertinho de suposto abuso de poder político, alegando que ele e outros vereadores de Barro Alto usaram os cargos para influenciar ilicitamente o processo eleitoral.

 

A ação ocorre em meio ao acirramento da disputa. Na pesquisa anterior, divulgada em setembro e contratada pela TV Atual Record News, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00228/2024, Álvaro Machado ainda aparecia com uma vantagem confortável de 59% das intenções de voto, enquanto Robertinho Lucena tinha 29,7%. Contudo, o crescimento de Robertinho em menos de um mês mudou o cenário, colocando em xeque a reeleição de Álvaro.

 

Além da queda nas intenções de voto, o prefeito também enfrenta outro problema: o aumento de sua rejeição. Na pesquisa recente, 23,18% dos eleitores afirmaram que não votariam no atual prefeito de forma alguma, um crescimento em relação aos 18% registrados na pesquisa anterior divulgada por sua própria campanha. Em contraste, Robertinho tem um índice de rejeição menor, de 17,52%, o que pode favorecer sua campanha na reta final. O levantamento da Lupa Pesquisas está registrado no TSE sob o número GO-01720/2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias