Doze adolescentes participantes do programa Aprendiz do Futuro, que integra o Goiás Social, foram premiados com uma viagem para a Europa em novembro, após vencerem o desafio Aprendizes da Matemática. A cerimônia de reconhecimento aconteceu na última segunda-feira (23), no Palácio das Esmeraldas, onde os jovens foram recepcionados pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Entre os premiados, Izabella Oliveira, de 16 anos, aluna da rede pública estadual e residente em Luziânia, teve destaque por sua dedicação durante a competição. “Foi uma preparação intensa. Nos esforçamos muito, e agora vem o resultado”, comentou a jovem, que formou um grupo de estudo coletivo para discutir e aprimorar o conhecimento em matemática. "Nem nos melhores sonhos imaginava que fosse chegar tão longe, é incrível", afirmou a estudante, que agora se prepara para o tour internacional.
Gracinha Caiado, ao parabenizar os vencedores, destacou que a competição não é apenas sobre cálculos, mas sobre o potencial individual dos participantes. A primeira-dama também reforçou a importância do programa Aprendiz do Futuro, que visa abrir oportunidades para os jovens goianos, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para o futuro. Segundo ela, mais de 70% dos beneficiários conseguem ingressar no mercado de trabalho após deixarem o programa.
A competição, que teve mais de 1,2 mil inscritos, buscou incentivar o aprendizado e desenvolver habilidades matemáticas. Os estudantes foram avaliados em várias etapas, culminando na premiação de 30 jovens com o melhor desempenho. Os primeiros colocados, incluindo Izabella Oliveira, terão a oportunidade de visitar Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024, e Lausanne, na Suíça, onde conhecerão o Museu Olímpico e a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Além da viagem internacional, outros 10 jovens foram premiados com smartphones e fones de ouvido, e mais oito receberam smartphones. A preparação para o desafio envolveu dois aulões de matemática, realizados em parceria com o Sesc/Senac, que capacitaram os alunos para a primeira fase da competição, a Pílula de Conhecimento. Aqueles que obtiveram nota igual ou superior a 8,0 avançaram para a etapa final, uma avaliação presencial que definiu os campeões.
O programa Aprendiz do Futuro, lançado em 2021, é considerado o maior projeto de socioaprendizagem do Brasil, já tendo atendido mais de 11 mil jovens em Goiás. O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Mattos, destacou que o Estado oferece diversas oportunidades para quem deseja se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. “Hoje, quem quer estudar, se capacitar, com certeza vai encontrar uma oportunidade em Goiás”, afirmou.