Domingo, 16 de Março de 2025
(62) 3706-9010
Saúde SAÚDE

Buritis participa da 17° Conferência Nacional de Saúde

As conferências de saúde são espaços de participação popular e diálogo entre gestores e sociedade

17/07/2023 13h31
Por: Redação Fonte: Carla Vieira Boa Sorte
Prefeitura de Buritis
Prefeitura de Buritis

 

A coordenadora Katharyne Costa Cruzeiro representou o Município de Buritis na 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, que ocorreu de 2 a 5 de julho, acontece a cada 4 anos e é o mais importante encontro de debate sobre a construção de políticas do SUS. Para a representante, essa participação é fundamental para gerar visibilidade à microrregião e garantir que as políticas públicas sejam adaptadas à realidade.

Com mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações, a edição deste ano abordou o tema "Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!". Foram quatro dias de debate sobre as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.

Esta edição da CNS de 2023 representou a resistência e defesa da democracia, a retomada da participação popular e do diálogo, da diversidade e representatividade, do combate ao preconceito e às desigualdades em busca de um SUS mais inclusivo e universal.

As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo o Brasil - o dobro da última edição. Pela primeira vez, as propostas discutidas em 99 Conferências Livres, com a participação de mais de 42 mil pessoas em todo o país, serão levadas para a etapa nacional. As conferências livres são organizadas por qualquer segmento da sociedade civil e promovidas em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional, estadual, distrital e nacional. No total, 4.048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.

Além dos debates, plenárias e um ato em defesa do SUS, a etapa nacional da 17ª CNS também ofereceu aos participantes uma rica programação de arte, educação e cultura popular ao longo dos quatro dias de encontro. As atrações se apresentaram em uma tenda na área externa do local da Conferência durante todos os dias do evento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias