A coordenadora Katharyne Costa Cruzeiro representou o Município de Buritis na 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, que ocorreu de 2 a 5 de julho, acontece a cada 4 anos e é o mais importante encontro de debate sobre a construção de políticas do SUS. Para a representante, essa participação é fundamental para gerar visibilidade à microrregião e garantir que as políticas públicas sejam adaptadas à realidade.
Com mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações, a edição deste ano abordou o tema "Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!". Foram quatro dias de debate sobre as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.
Esta edição da CNS de 2023 representou a resistência e defesa da democracia, a retomada da participação popular e do diálogo, da diversidade e representatividade, do combate ao preconceito e às desigualdades em busca de um SUS mais inclusivo e universal.
As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo o Brasil - o dobro da última edição. Pela primeira vez, as propostas discutidas em 99 Conferências Livres, com a participação de mais de 42 mil pessoas em todo o país, serão levadas para a etapa nacional. As conferências livres são organizadas por qualquer segmento da sociedade civil e promovidas em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional, estadual, distrital e nacional. No total, 4.048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.
Além dos debates, plenárias e um ato em defesa do SUS, a etapa nacional da 17ª CNS também ofereceu aos participantes uma rica programação de arte, educação e cultura popular ao longo dos quatro dias de encontro. As atrações se apresentaram em uma tenda na área externa do local da Conferência durante todos os dias do evento.