Domingo, 20 de Abril de 2025
(62) 3706-9010
Tecnologia ELEIÇÕES 2024

Águas Lindas se prepara para as eleições 2024 com grandes desafios digitais

As mídias sociais podem fazer a diferente nas próximas eleições municipais e o crescimento do “cidadão marketeiro” pode mudar os rumos do debate político

20/06/2023 13h23
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ano de 2024 será marcado por novas eleições nos Municípios de todo o Brasil, o que não será diferente em Águas Lindas Goiás que respira política e já está empenhada em uma nova corrida eleitoral, visando novos rostos e planejando a reeleição daqueles que desempenham um bom trabalho na cidade.

Um grande aliado para as eleições, que vem crescendo a cada disputa de pleito, é o trabalho desenvolvido nas redes sociais, garantindo a rapidez da informação e também da desinformação, bem como a propagação de notícias verdadeiras e as famosas Fake News.

Com a disseminação nas redes sociais e o crescimento dos influenciadores digitais está crescendo a abordagem do “cidadão marqueteiro”, aquele sujeito que veste a camisa, entra em debates nos principais aplicativos de conversa espontânea, expressa sua opinião, distribui memes e não tem medo de se expressar. Trata-se de um militante, organizado e coordenado.

Preocupado com a disseminação da desinformação, em recente audiência pública, o atual Prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti destacou a importância das redes sociais e principalmente a imparcialidade da mídia local. “O ‘assassinato da reputação’ não será admitido em Águas Lindas. A Polícia Civil (PC) já está investigando os blogueiros financiados para que propagem notícias falsas e de cunha ofensivo”, disse.

A expressão "cidadão marqueteiro" foi marcado por Joel Penney, professor da Escola de Comunicação e Mídia da Montclair State University, nos Estados Unidos. Penney descreve casos de pessoas comuns que, por meio das redes sociais, conseguem impactar amplamente com gestos políticos emocionantes, mesmo sem grandes eventos ou manifestações espetaculares.

No Brasil, com o crescimento das redes sociais em período eleitoral, e a disseminação do “cidadão marqueteiro”, existe um conjunto de restrições a quem deseja fazer campanha em favor de um candidato ou de um partido. Entre outras disposições, é proibida a divulgação de peças publicitárias com finalidade de carrear votos a aspirantes a cargos eletivos fora do chamado período oficial de campanha previsto no calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As mídias sociais vêm desempenhando um papel cada vez mais significativo na política, é essencial que os candidatos e candidatas ao próximo pleito no município de Águas Lindas de Goiás estejam preparados para lidar com essa realidade, assim garantindo um processo eleitoral justo, transparente e informado. O futuro político da cidade está em jogo, e a participação ativa dos cidadãos será fundamental para moldar o destino da comunidade.

 

André Cavalcante - colaboração Jozeías Júnior

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias